Home / Notícias

Radioterapia Realiza Tratamentos de Alta Complexidade

O serviço de Radioterapia da Santa Casa de Lavras, de forma inédita para muitos serviços de Radioterapia do Brasil, iniciou o tratamento de câncer para toda a pele por meio do comissionamento da técnica de TSI (traduzido da sigla em inglês: Irradiação de Toda a Pele) pela equipe do serviço.

O tratamento de toda a pele é indicado para doenças de câncer como Micose Fungóide (MF, linfoma cutâneo de células T) e outras que acometem a pele. A MF em estágio avançado é caracterizada por doença grave, incluindo tumores, ulceração, envolvimento sistêmico e morte. A maioria dos pacientes apresenta a doença em estágio inicial e, portanto, tem um bom prognóstico de sobrevida a longo prazo. No entanto, a MF é considerada uma doença incurável que requer tratamento por toda a vida.

Desde o mês de Abril, o serviço de Radioterapia passou a oferecer o tratamento de toda a pele com radiação ionizante, já tratado um paciente residente da cidade de Lavras pelo SUS e outro de Belo Horizonte. Ambos teriam apenas como opção de tratamento mais perto o estado de São Paulo.

O tratamento de TSI foi implementado seguindo o protocolo da Universidade de Stanford (EUA), onde o paciente é irradiado na posição em pé e apoiado sobre uma base construída em madeira no próprio hospital e em 6 posições diferentes para alcançar ao máximo toda a pele, totalizando 50 minutos de tratamentos. Algumas regiões de dobra de pele, sola das mãos, pés e couro cabeludo precisam receber um reforço de dose devido à dificuldade de cobertura na técnica de TSI.

O sucesso da implementação da técnica foi confirmado pela dosimetria in vivo realizada em colaboração entre a equipe do serviço de Radioterapia da Santa Casa e pesquisadores do Centro de Desenvolvimento de Energia Nuclear de Belo Horizonte antes e durante o primeiro tratamento.

Os resultados alcançados no comissionamento e as etapas do mesmo foram relatados em um trabalho científico que será apresentado no Congresso Brasileiro de Física Médica de 2023 em São Pedro - SP.

Publicado por: Josie Ruas dia: 01/06/2023