Dr. Gilbran Scarpone Salem é médico da casa. Da Santa Casa!

Bisneto de italiano, neto de sírio, mineiro da capital e, há 34 anos lavrense de coração. Dr. Gilbran Scarpone Salem traz a bagagem de múltiplas culturas e o conhecimento adquirido pela dedicação aos estudos e, em especial, à Medicina.

Dr. Gilbran nasceu em Belo Horizonte em 1962 e formou-se na UFMG - Universidade Federal de Minas Gerais em 86. Fez residência médica em Nefrologia na Santa Casa de BH e, a convite do também nefrologista Dr. Marcelo Gadbem, veio para Lavras em 1989 para trabalhar no Hospital do Coração, onde ficou até a inauguração da Hemodiálise da Santa Casa, em 1991.

Após alguns anos como nefrologista, Dr. Gilbran decidiu trilhar mais um caminho na carreira médica: entre 2011 e 2013 fez especialização em Psiquiatria na IPEMED em Belo Horizonte e a prova da Associação Brasileira de Psiquiatria. Hoje, atua nas duas especialidades e considera que ambas se abraçam e se complementam no tratamento e cuidado com os pacientes.

Dr, Gilbran é um médico humanista que, ao longo de seus 37 anos na profissão, acompanhou toda a evolução tecnológica, sem nunca perder o que há de mais significativo e profundo na medicina: o acolhimento de quem precisa de cuidados médicos. Não por acaso, Dr. Gilbran aconselha os futuros médicos: "olhe sempre para o lado humano do seu paciente e tenha tempo para se perder em suas histórias".

Casado com Valéria e pai de três filhos, Dr. Gilbran preza a família, o lazer e as atividades físicas. Entretanto, é a música, principalmente o rock (e o pesado! Heavy Metal!), que mais o fascina. Ele é o vocalista da banda Lactobacilos, formada ainda por um advogado, um professor da UFLA e um empresário.

Dr. Gilbran se diz feliz com suas escolhas. Não é para menos. É na diversidade que nos mostramos mais humanos e onde reside a riqueza da vida.

Dr. Gilbran Scarpone Salem é médico da casa. Da Santa Casa!

Publicado por: Josie Ruas dia: 13/03/2023