Vidas importam, a diálise não pode parar. O dia D da diálise.

Devido a grave crise financeira enfrentada pelas clínicas de diálise que prestam serviço ao SUS, surgiu a necessidade de desenvolver a apoiar ações que visem chamar a atenção do público em geral, e, em especial das autoridades para a necessidade de manter o nível de qualidade do tratamento renal crônico e o acesso dos pacientes.

O tratamento oferecido hoje proporciona qualidade de vida a esses pacientes em um ambiente multiprofissional com uma rigorosa fiscalização pelos órgãos competentes.

A diálise no Brasil mantém níveis de qualidade quando comparados aos melhores centros do mundo. Em contrapartida pacientes ocupam leitos hospitalares por meses por falta de vagas nos centros de diálise.

Os custos operacionais com insumos importados e pessoal especializado estão impedindo as clínicas de investirem em expansão e novas tecnologias.

Apesar da baixa remuneração da tabela SUS, o Ministério da Saúde paga em dia para os fundos estaduais e municipais de saúde repassarem o recurso às clínicas, porém as secretarias sem justificativa, retém o repasse por mais de 30 dias.

Diante dessa problemática foi criada a campanha de valorização “Vidas importam, a diálise não pode parar”.

Publicado por: Josie Ruas dia: 27/08/2018