Dr. Hugo de Paiva Teixeira Júnior é médico da casa. Da Santa Casa!

A reflexão sobre o mundo e a vida, o estudo da filosofia e o interesse pelos conflitos da mente pavimentaram o caminho para a formação do médico psiquiatra, Dr. Hugo de Paiva Teixeira Júnior.

Nascido em Lavras, no ano de 1964, é filho da professora Rosalva e do saudoso médico Dr. Hugo de Paiva Teixeira, conhecido pela generosidade e pela dedicação à medicina e aos pacientes.

Desde muito jovem, Dr. Hugo tinha o sonho de se tornar médico. Estudou no Instituto Presbiteriano Gammon até o 2º ano e depois foi para Belo Horizonte, onde concluiu o 3º ano. Ingressou no curso de medicina em Barbacena, na Fundação Presidente Antônio Carlos, formando em 1988.

Após a graduação, Dr. Hugo fez a residência médica em psiquiatria no Hospital da Previdência, o IPSEMG. Durante esse período, já trabalhava na Casa de Saúde Paulo Menicucci, em Lavras e atendia intercorrências na Santa Casa de Misericórdia, foi o primeiro psiquiatra da instituição.

Após a residência, Dr. Hugo chegou a exercer a profissão em três cidades: Belo Horizonte, Lavras e em Barbacena, como oficial médico psiquiatra da Aeronáutica.

Em 1993, Dr. Hugo optou por morar e trabalhar em Lavras, assumindo o cargo de diretor Clínico da Casa de Saúde Paulo Menicucci, onde posteriormente foi o diretor geral.

Foi casado com a Dra. Miriam, também psiquiatra. Ficou viúvo e casou-se novamente com Jucieny, enfermeira que trabalhou ao seu lado na Casa de Saúde Paulo Menicucci. Teve quatro filhos, um casal do primeiro casamento e duas meninas do segundo. Jucieny cuidou de todos como filhos.

"Todo o meu histórico na medicina e o convívio com psiquiatras despertou em mim a necessidade de uma formação em psicoterapia e psicanálise, o que contribuiu para que eu pudesse ampliar a minha visão da psiquiatria no atendimento às pessoas com sofrimento psíquico", explica Dr. Hugo.

Sua paixão pela profissão sempre foi evidente, e sua competência e empatia lhe renderam reconhecimento e respeito de seus colegas e pacientes.

Esta homenagem busca destacar a importância e o comprometimento do Dr. Hugo de Paiva Teixeira Júnior ao longo de sua carreira como médico psiquiatra. Sua dedicação e amor pela profissão são inspirações para todos que têm o prazer de conhecê-lo. Que sua trajetória continue sendo repleta de sucesso e realizações, e que ele continue fazendo a diferença na vida.

Publicado por: Josie Ruas dia: 03/04/2022