A Santa Casa, por meio de sua equipe da Hemodiálise, realizou a Campanha do Dia Mundial do Rim, com distribuição de materiais informativos e educativos sobre os fatores de risco da Doença Renal Crônica, aferição de pressão arterial e dicas de saúde e nutrição.
O objetivo foi promover a conscientização sobre os cuidados com a saúde renal, enfatizando a importância do diagnóstico precoce. “O acesso à informação é importante para conscientizar e prevenir a doença renal. Conhecimento pode salvar vidas, diz a assistente social da Santa Casa, Tamires Ferreira.
Há um crescente aumento de doenças renais em todo o mundo e a necessidade de mais ações de prevenção. “A doença renal crônical pode ser prevenida através de um simples exame de creatinina dosado no sangue. Atualmente, mais de 150 mil pessoas realizam hemodiálise no Brasil, número que vem em ascensão exponencial”, explica a médica nefrologista Dra. Isabela Baúti.
Dr. Gilbran Scarpone Salem considera uma epidemia de doenças renais, chamando a atenção para o diagnóstico: “Como são assintomáticas nas fases iniciais é importante uma avaliação médica frequente para o diagnóstico precoce”, afirma.
Para o Dr. Otávio Machado, também membro da equipe de Hemodiálise da Santa Casa, " com envelhecimento da população, doenças, como as renais, estão em níveis crescentes, o que torna a prevenção e o cuidado com a saúde renal fundamentais."
Dr. Marcelo Gadbem, médico nefrologista e coordenador da Hemodiálise, reforça a importância do Dia Mundial do rim. Segundo ele, "uma data fundamental para que haja mais esclarecimento sobre o aumento das doenças renais e as formas de prevenção e detecção, que pode ser feita por meio de um simples exame de urina e sangue, para medir a dosagem de creatinina."
Entre as ações desenvolvidas neste Dia Mundial do Rim, estavam as dicas de nutrição, “o nosso papel é conscientizar para uma alimentação saudável, com pouco uso de sal e controle adequado na ingestão de líquidos, esclarece a nutricionista Renata Valaci.
O trabalho da equipe da Santa Casa envolveu profissionais multidisciplinares, “ no caso da enfermagem, é informar sobre a importante função dos rins para a saúde em geral, reduzindo assim a frequência e o impacto da doença renal na sociedade, diz a enfermeira chefe da Hemodiálise Ione Nogueira.
Viver com saúde é ter bons hábitos de vida e prevenir é sempre o melhor caminho. “Para adquirir uma boa qualidade de vida, que envolve a prevenção com exames e o cuidado emocional, é necessário construir bons hábitos”, como explica nossa psicóloga Nathália Carvalho.
“A Santa Casa de Misericordia de Lavras dá apoio total a Campanha no Dia Mundial do Rim , mas esse apoio é constante em todos os dias do ano, pois a Prevenção e o diagnóstico precoce são primordiais para a melhor conduta e sucesso no tratamento das Doenças Renais. Parabenizo a todos profissionais que dedicam sua vida profissional ao diagnóstico e tratamento das Doenças Renais e um elogio especial vai para todos os profissionais da equipe mutidisciplinar da nossa Santa Casa” enfatiza o Provedor e Nefrologista Dr. Eduardo Rezende Cappelle.