Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
Dra. Tânia Giarolla é médica da casa!
30 de junho de 2022
Veja mais

Santa Casa realizou primeira Cirurgia Torácica Videoassistida da região

A Santa Casa de Misericórdia de Lavras realizou, no último mês, a primeira Cirurgia Torácica Videoassistida (VATS) de Lavras e região.

A cirurgia foi feita pelo cirurgião torácico, Dr. Phelipe Gabriel Sant’ana, acompanhado pelo Dr. Frederico Lins, chefe da Cirurgia Torácica no Hospital Felício Rocho, de Belo Horizonte. Foi uma ressecção pulmonar avançada, com cerca de 4 horas de duração, em um paciente com câncer de pulmão.

A Cirurgia Torácica Videoassistida é um procedimento minimamente invasivo, com apenas pequenas incisões, por onde são inseridos uma óptica (equipamento conectado ao video, que amplifica a imagem) e instrumentos cirúrgicos. Isso permite a avaliação dos órgãos intratorácicos, como esôfago, diafragma, pulmões, pleura e mediastino, e a realização de procedimentos como retirada de tumores pulmonares, contenção de sangramentos pleurais, remoção de linfonodos do mediastino e coleta de biópsia.

De acordo com Dr. Phelipe Gabriel, único cirurgião torácico da região, a nova técnica se contrapõe as toracotomias abertas (cirurgias convencionais de abertura da cavidade torácica), por ser “menos invasiva, oferecer uma recuperação mais rápida, melhor resultado estético, menor dor pós-operatória, redução do tempo de internação e retorno mais rápido às atividades do dia-a-dia”.

Além dos cirurgiões, Dr. Phelipe Gabriel e Dr. Frederico Lins, a equipe da primeira Cirurgia Torácica Videoassistida de Lavras e região foi composta pelo Dr Fernando Romeu (cirurgião oncológico), pelo anestesiologista Dr. Thiago Rabelo e pela instrumentadora Rosimeiry Garcia.

Santa Casa de Lavras – Tecnologia e conhecimento a serviço dos nossos pacientes.