Sahifa fully responsive WordPress News, Magazine, Newspaper, and blog ThemeForest one of the most versatile website themes in the world.
Salim é gente de casa. Da Santa Casa!
27 de setembro de 2019
Novos recursos são destinados para a Santa Casa
17 de outubro de 2019
Veja mais

Obras na Santa Casa – Fase final da base e início da construção do Bunker da Radioterapia

Obras na Santa Casa – Fase final da base e início da construção do Bunker da Radioterapia

Na sexta-feira (04 de outubro) foi realizada a concretagem da primeira de 6 etapas do Bunker da Radioterapia da Santa Casa, que será construído no subsolo do novo prédio.

Foram rebaixados 6 metros em relação ao nível da rua para a sua instalação, que só de aço irá ter 25 toneladas, mais 960m³ de concreto. Lembrando que, para cada m³ de concreto, acrescenta-se 80Kg de gelo, com o objetivo de reduzir a temperatura do concreto e evitar trincas que permitiriam o escape da radiação.

O Bunker foi projetado dentro da missão de, além de comportar o aparelho de radioterapia, ser parte da base de toda a estrutura do prédio. A sua construção segue todas a normas, com os cálculos corretos, dentro das margens de segurança. Assim, já possui a aprovação do CNEN ( Comissão Nacional de Energia Nuclear).

De toda a obra da Santa Casa, a etapa do Bunker é a mais demorada, por se tratar de uma estrutura que exige espessuras de paredes concretadas de até 2,5 metros e um teto de 2,22 metros. Tudo para conter a radiação e proporcionar segurança para funcionários, pacientes e vizinhança. É importante dizer que o Bunker foi feito no centro da cidade porque precisava ser incorporado ao corpo do hospital uma vez que o SUS não credencia unidades remotas.

 

Nos próximos dias, inicia-se a montagem das formas metálicas para paredes e teto. Até o final de novembro terminam todas as etapas para começar então, a montagem das estruturas dos andares, previstos para estarem prontos antes de abril de 2020.

Já alinhados com essa fase, começa ainda em janeiro o fechamento externo dos andares inferiores para os superiores.

A etapa realizada na sexta-feira, apesar de não necessitar de formas, é a mais técnica delas, trabalhando com uma margem de erro de milímetros, exceto no isocentro (local onde o acelerador linear se apoia) onde a margem de erro do nível é menor que 1mm.

A Santa Casa agradece empresas e pessoas envolvidas neste grandioso projeto:

– Ex-Deputada Federal Dâmina Pereira

– Nossa arquiteta Danielle de Brito

– A2 engenharia

– JC ferragens

– Santa Efigênia

– BH Pisos (niveladora a laser)

– Pedro Paulo (engenheiro especialista em Bunkers)

– Helton (engenheiro calculista da base e do bunker)

– Vitor (engenheiro de obras metálicas)

– H gelo

– Arte em Ferros

– Inovacon

– ELEKTA (fabricante do acelerador linear)

– Prefeitura de Lavras (especialmente Secretaria de obras e Secretaria de Trânsito).

– E funcionários da Santa Casa.

Uma nova estrutura da Santa Casa está sendo erguida e contará, além do Centro Oncológico, com uma nova e ampliada maternidade, aumento das vagas de CTI e novos leitos.

A população de Lavras e região irá ganhar um serviço de qualidade, que irá beneficiar a todos!

É importante esclarecer, com a obra erguida e funcionando, a Santa Casa irá buscar o credenciamento pelo SUS, que pode se tornar possível com a implantação da Radioterapia. E essa é uma luta de toda a comunidade lavrense!