Nosso anestesista: Dr. Carlos Roberto Valadares
Cuidando do nosso coração
12 de janeiro de 2021

Dr. Pedro Juliano Machado Zica

Ele não chegou a conhecer os seus cinco netos, nasceram após a sua partida desse plano terreno. Pedro, Júlia, Arthur, Rafael e Isabela escutam hoje as narrativas que lhe contam sobre o avô, Pedro Zica, e as histórias de como ele era um bom marido, pai, amigo e médico exemplar e dedicado à profissão.

Lavrense de alma e coração, Dr. Pedro Juliano Machado Zica nasceu em Belo Horizonte, onde se formou em Medicina pela UFMG e fez a residência médica de clínica cirúrgica no Hospital Felício Rocho.

Em Lavras, foi membro do corpo médico do antigo Hospital Dona Lúcia Pinheiro e da Santa Casa de Misericórdia. Em ambos, exerceu as atividades de clínica médica, cirurgia e angiologia.

Entre os diversos lugares que serviu como médico está a Associação Beneficente dos Ferroviários de Ribeirão Vermelho, o Sindicato Rural, o Funrural, o INPS – Instituto Nacional de Previdência Social e a Universidade Federal de Lavras, a UFLA. Dr. Pedro Ziza foi também presidente da Associação Médica Regional e membro fundador da Unimed Lavras.

Dr. Pedro Zica faleceu em 2000, com apenas 54 anos, e deixou toda uma cidade em luto.  Lavras foi a sua casa, escolhida por ele para trabalhar e formar a sua família. Era aqui que ele jogava futebol com os amigos, frequentava a igreja e caminhava por suas ruas.

Para a esposa Mara e as filhas Helena, Marina e Luiza fica, nas palavras delas, “a saudade de um homem digno e possuidor de um caráter singular e humildade ímpar”.