Dr. José Carlos Rezende é médico da casa
Entrevista com Dr. Luide Sena Maia – Novembro Azul: câncer de próstata
30 de novembro de 2021

Dr. Otto Metzger é médico da casa

“Os olhos são a janela para a alma”. A frase do escritor Edgar Allan Poe, com sua grandeza poética, traduz o amor do médico Dr. Otto Metzger pela oftalmologia.

Nascido na Santa Casa de Lavras em 1947, filho de Elizabeth e Max Metzger, Dr. Otto cresceu entre brincadeiras e leituras, hábito que herdou da mãe professora. A paixão pela medicina também veio da família materna, formada por muitos médicos e proprietária do antigo hospital Lúcia Pinheiro.

Estudou na Escola Municipal Paulo Menicucci, no Estadual Firmino Costa e fez o Ensino Médio, na época chamado de científico, no Instituto Presbiteriano Gammon. Ao concluir o segundo grau, mudou-se para Belo Horizonte para cursar Medicina. Formou-se em 1973. Três anos depois se casou com a psicanalista e professora universitária Maria Berenice, união que gerou três filhos, todos médicos, e mais cinco netos, o sexto irá chegar em dezembro.

Com muita habilidade para a Cirurgia, precisou ser firme para seguir o sonho de ser oftalmologista. Recusando inúmeras propostas em Belo Horizonte, embarcou para Campinas, onde foi fez sua residência no Instituto Penido Burnier, clínica referência em doenças dos olhos na América Latina.

No final de 1975 retornou para a sua cidade natal, iniciando sua carreira médica no Hospital Lúcia Pinheiro e na Santa Casa. Dr. Otto brinca que possui uma “memória de elefante”. Verdade: no primeiro dia em Lavras, ele  bem lembra, atendeu quinze pacientes e fez uma cirurgia.

E é na Santa Casa que Dr. Otto possui as melhores recordações como médico, quando foi vice provedor à época da provedoria do Dr. Néreo de Sena, e ao conviver no hospital, em atendimentos e cirurgias, com grandes nomes da medicina lavrense, como o Dr. Sílvio e Dr. Pedro Menicucci, Dr. Antônio Faria e com antigos e inesquecíveis funcionários, como a Dona Marieta.

Dr. Otto Metzger valoriza a medicina como vocação e missão. Conta que a Oftalomologia é a “princesa das especialidades’, pois não há nada mais gratificante do que ajudar uma pessoa a enxergar novamente. Dr. Otto, como na poesia, é quem abre as nossas janelas para a alma e para a vida.

Dr. Otto Metzger é Médico da Casa. Da Santa Casa.