Dr. Ivan Luiz Perini é médico da casa
Entrevista Dr. Cássio Haddad – Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama
7 de outubro de 2021

Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro é médico da casa

Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro comemora 51 anos como clínico geral, profissão que abraça com competência, amor e dedicação.

Nascido em Boa Esperança em 1947, Dr. Marcelo cursou o Ensino Fundamental em Paraguaçu. No Gammon, em Lavras, fez o primeiro ano do Ensino Médio e em Belo Horizonte, o segundo e terceiro ano. Graduou-se em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 1970 e concluiu a residência médica em 1972, no Hospital das Clínicas. Neste mesmo ano, tomou posse como professor do Departamento de Medicina da UFMG, onde lecionou até 1978.

Em 78 mudou-se para Lavras. A cidade grande já não mais o fascinava e a vida no interior, com todo o seu encanto e sossego era o seu novo propósito de vida. Em Lavras, já instalado, começou logo a trabalhar: em sua clínica e no Vaz Monteiro. Três anos mais tarde ingressou no Corpo Clínico da Santa Casa, onde ainda atua. No hospital atendeu no Pronto Socorro, enfermaria e coordenou o CTI. Por quatro ocasiões foi o Diretor Clínico da Santa Casa.

Quando indagado pelas suas maiores conquistas, responde sem titubear: minha família. Casado com Sílvia, Dr. Marcelo diz que o nascimento de cada filho e neto, são três filhos e seis netos, foi uma emoção intensa e significativa em sua vida.

Já na profissão, ele conta que cada pessoa que consegue curar  é tão marcante que se torna inesquecível. Porém, também deixam cicatrizes as grandes batalhas perdidas. Alegrias e tristezas da função do médico,  que mostram toda a grandeza e as virtudes do homem.

Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro é médico da casa. Da Santa Casa.

Clínica Dr. Marcelo Barbosa Ribeiro

(35)3821 1483