Tia Ba é gente de casa! Da Santa Casa!
26 de outubro de 2021
Dr. Otto Metzger é médico da casa
18 de novembro de 2021

Dr. José Carlos Rezende é médico da casa

Dr. José Carlos Rezende comemora 50 anos como médico. Uma carreira edificada pelo ideal de contribuir para a melhoria do atendimento pediátrico no país.

Em 1971, quando se formou em Medicina pela UFMG, a pediatria vivia uma triste realidade: alta taxa de mortalidade  infantil e poucos investimentos. Para aquele jovem, nascido em São Vicente de Minas, cuidar dos pequenos pacientes verteu-se em um de seus maiores propósitos como médico.

No Rio de Janeiro, na Policlínica de Botafogo, fez sua residência médica em pediatria. Na capital fluminense conheceu Márcia, então estudante de Medicina, com quem se casou. Juntos, e já com o primeiro filho, optaram por uma vida no interior. Lavras, cidade natal da esposa, foi a escolhida. Aqui, ainda tiveram mais dois filhos e viram a família crescer com a chegada dos seis netos.

Dr. José Carlos foi médico da Santa Casa, no hospital Lúcia Pinheiro, maternidade Orlando Haddad e da UFLA, na época ainda chamada de ESAL. Foi também médico e chefe do serviço de perícia do INSS, onde se aposentou.

Na Santa Casa foi diretor clínico por duas vezes, nos períodos de 1995 a 1997 e de 2007 a 2009. Foi o principal responsável pela futura implantação do CTI Neonatal, ao doar em 1995, dois respiradores, duas incubadoras e um berço de calor radiante. Doações que eram gestos do seu idealismo, o grande norteador de sua carreira.

Ideais e bons princípios são, nas palavras do Dr. José Carlos,  os valores nobres que dignificam a vida e a medicina.

Dr. José Carlos Rezende é médico da casa. Da Santa Casa.