Amar ao próximo é ajudar o outro sem desejar nada em troca, é um ato de compaixão e empatia. Um conceito que só ganha significado verdadeiro na prática. E foram em suas ações que Dr. Hugo marcou sua trajetória de vida, tanto pessoal, quanto na medicina.
Dr. Hugo de Paiva Teixeira, clínico e anestesiologista, tinha pelo ser humano um amor incondicional. Era conhecido por acolher em sua residência andarilhos e portadores de sofrimento mental, oferecendo banho, comida e aconchego. Ele dizia que as pessoas olhavam para os animas na rua, mas não enxergavam as pessoas que ali transitavam e que pediam ajuda.
Formado em medicina pela Universidade Federal de Uberaba em 1960, Dr. Hugo exercia a profissão com generosidade, até mesmo auxiliando quem precisava na compra de medicamentos.
Atuou em todos os hospitais de Lavras, principalmente na Santa Casa, onde fez história.Em 1974, Dr. Hugo integrou a equipe comandada pelo cardiologista Paulo Henrique Celani, que implantou, pela primeira vez no interior do Brasil, um marca-passo no coração de um paciente.
Em 2014 Dr. Hugo faleceu deixando esposa, Rosalva Ramalho Teixeira, filhos e netos. E a família segue crescendo com a chegada de mais netos e bisnetos.
Cresceu também, com os teus filhos, o desejo de estudar e ajudar o ser humano: a Carla é psicóloga; Dr. Hugo, psiquiatra; Ana, pedagoga e arquiteta e a Marcella, a caçula, psicóloga e assistente social.
Na medicina, a anestesiologia é a especialidade que proporciona ausência ou alívio da dor. Dr. Hugo assim fez: na profissão e na vida.
#nossosmédicos #homenagem #suldeminas #lavras #santacasa #santacasadelavras