Entrevista Dr. Cássio Haddad – Outubro Rosa: prevenção ao câncer de mama
7 de outubro de 2021
Tia Ba é gente de casa! Da Santa Casa!
26 de outubro de 2021

Dr. Gilson Borges Figueiredo é médico da casa

“Não temos a doença, temos o doente”, com essa frase Dr. Gilson Borges Figueiredo define a sua visão da medicina pautada no ser humano. Ele não nega a patologia, pelo contrário, mas afirma que sua missão é cuidar do paciente. Dr. Gilson leva muito a sério o atendimento personalizado e, principalmente, humanizado.

Dr. Gilson é um homem culto e inteligente, que fala com propriedade sobre a medicina e a cardiologia, sua especialidade. Longe de ser sisudo, esbanja simpatia e jovialidade. Nascido em Três Pontas em 1948, filho de José, comerciante, e Ione, musicista da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais.

Aos 15 anos de idade mudou-se para Belo Horizonte para cursar o Ensino Médio e posteriormente a faculdade de Medicina. Os outros dois irmãos, Cléber e Heloísa, são também cardiologistas. Aliás, estamos falando de uma família de médicos: dos três filhos do Dr. Gilson, dois são cardiologistas, Flávio e Fernanda, e o Juliano é médico perito.

Formado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas, Dr. Gilson veio para Lavras em 78, aceitando o convite dos amigos Dr. Paulo Celani, então provedor da Santa Casa, e do Dr. Odilon Teodoro, ambos cardiologistas.

Por nove anos, entre 1992 e 2001, foi provedor da Santa Casa, onde implantou uma nova dinâmica de gestão, realizou obras, ampliou a maternidade e a equipe médica. E novamente, Dr. Gilson destaca a humanização do atendimento como o seu principal diferencial.

Como já escreveu nossa poetisa Cecília Meirelles, a vida só é possível reinventada. Assim, Dr. Gilson alterou os rumos de sua carreira médica e encerrou, em 2014, as atividades como cardiologista e passou a se dedicar ao transporte, em UTI’s móveis, de pacientes. Com os filhos, abriu uma clínica de Cardiologia e acompanha o trabalho que executam, sentido-se realizado e cheio de orgulho.

Reinventar a vida e fazer o que proporciona contentamento, talvez esse seja o segredo da alegria que se percebe no rosto e olhar de Dr. Gilson. Médico é um título, o exercício da medicina humanizada um dom e missão.

Dr. Gilson Borges Figueiredo é Médico da Casa. Médico da Santa Casa.

Transcordis

(35)3822 7744