Entrevista com Dr. Luide Sena Maia – Novembro Azul: câncer de próstata
Dra. Cristiane Capotorto: prevenção ao câncer de pele
22 de dezembro de 2021

Dr. Dirceu Vilela de Azevedo é médico da casa

“Não dê o voo rasante do inhambu, dê o voo altaneiro da águia”, frase dita quando Dr. Dirceu Vilela de Azevedo entrou na Faculdade de Medicina. Palavras motivacionais que o fizeram sempre voar e sonhar alto como médico que, segundo ele, significa exercer a profissão com ética e o propósito de ajudar o próximo. E assim o fez.

Da Infância em Boa Esperança, onde nasceu em 1948, para Belo Horizonte cursar o 2º grau e posteriormente o ensino superior. Na UFMG, Universidade Federal de Minas Gerais, formou-se  em Medicina em 1974 e no Hospital Felício Rocho fez sua residência médica em pediatria.

Na cidade natal, em 1978, casou com a Maria Teresa, iniciando uma família, hoje formada por três filhos e seis netos. Com direito a trigêmeos!

A carreira médica começou no estado do Pará, em Porto de Trombetas, como médico da Construtora Andrade Gutierrez. Em 1979, retornou e veio para Lavras. Na época,  o pediatra da Santa Casa, Dr. José Carlos Loiola o informou que estavam construindo o prédio do hospital na Rua Misseno de Pádua e que precisariam de um pediatra.

Anos depois, juntamente com outros médicos, e ele cita o próprio Dr. Loiola, Dra. Claire Marie, Dr. José Carlos Rezende, o administrador André Borin e funcionários, como a enfermeira Eliana Avelar, participou da implantação da UTI Neonatal na Santa Casa. Um marco para o hospital.

Dr. Dirceu foi médico clínico da Companhia Fabril Mineira e em diversos Postos de Saúde de Lavras, como da Cruz Vermelha, do Cruzeiro e do Chacrinha. São 42 anos de profissão apenas em Lavras. E vale ainda contar que na Santa Casa também trabalhou como clínico no pronto socorro e no CTI adulto.

Hoje, aos 73 anos, é um dos médicos pediatras mais renomados de Lavras. É respeitado pelos colegas de profissão e tem o carinho de seus pacientes.

Dr. Dirceu Vilela de Azevedo é médico da casa. Da Santa Casa!

Consultório Dr. Dirceu Vilela Azevedo