Maria da Glória Junqueira, a Glorinha, é gente de casa!
29 de dezembro de 2021
Dr. Fernando Batista é médico da casa
11 de fevereiro de 2022

Dr. Aloísio Romualdo é médico da casa

Com um sorriso franco e aberto, Dr. Aloísio Romualdo da Silva é cheio de histórias para contar: de vida e profissionais. Nascido no município de Quartel Geral, centro-oeste mineiro, passou a infância na zona rural, até se mudar para Abaeté aos 10 anos de idade. Aos 13, foi para a Fazenda do Rosário, em Ibirité, uma escola especial, da conceituada educadora Helena Antipoff. Na época, o local abrigou temporariamente o Ginásio Caio Martins, onde Aloísio fez o curso de Regente do Ensino Primário, chegando a permanecer, após a sua formatura, por mais dois anos como professor.

Em Belo Horizonte fez o Ensino Médio no Colégio Estadual. Em 1974 ingressou na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) para o curso de Medicina, concluído em 79. Realizou a residência médica em Ortopedia no Hospital Felício Rocho. Ainda como estudante de medicina, em 78, casou com uma colega dos tempos da cidade natal, Maria de Lourdes. Juntos tiveram três filhos e cinco netos.

Ao fim da residência médica, a convite de um amigo, veio para Lavras trabalhar para a Santa Casa de Misericórdia. Em pouco tempo assumiu a especialidade de Ortopedia, realizando plantões, atendimentos e cirurgias. No Hospital, exerceu por quase dois anos, o cargo de Diretor Clínico.

Dr. Aloísio Romualdo da Silva é um dos médicos mais respeitados de Lavras e região, responsável por modernizar a especialidade, trazendo novas abordagens cirúrgicas e tecnológicas, acompanhando o que acontecia em todo o mundo e no Brasil, como  a artroscopia e as próteses.

Hoje, Dr. Aloísio divide o seu tempo com o trabalho na sua clínica particular, como membro da diretoria executiva da Unimed-Lavras e entre os aromas e sabores do Café, por meio da empresa Café Itaú, situada em Perdões e da qual é sócio.

Como conselho para futuros médicos, ele diz sem titubear: “ser um bom médico, como em qualquer outra profissão, é ter uma educação adequada, saber ouvir e acolher e ter sempre uma alta dose de generosidade e paciência”.

Dr. Aloísio Romualdo da Silva é médico da casa. Da Santa Casa.

Contato:

Centro de Traumatologia e Ortopedia