Clínica Médica: um dos ramos mais amplos da Medicina
29 de agosto de 2021
Elizabeth é gente de casa
3 de setembro de 2021

Dr. Adelino de Melo Freire é médico da casa

Dr. Adelino de Melo Freire escreve o seu nome na história, como um dos grandes médicos cardiologistas de Lavras e região.

Nascido em Santana do Jacaré, em 1943,  Dr. Adelino vem de uma família de pequenos agricultores, que sempre  incentivou a educação dos filhos. Com o caminho aberto para o conhecimento e os estudos, Dr. Adelino chegou ao Ensino Superior, entrando na primeira turma da Faculdade de Medicina de Barbacena. Ao estruturar um curso de eletrocardiograma, apaixonou-se pela cardiologia e a escolheu como especialidade para a sua trajetória como médico.

No Hospital Felício Rocho e na faculdade de Ciências Médicas de Belo Horizonte fez sua residência em cardiologia e clínica médica. Após o casamento com Selma, optou por criar a família e seguir sua carreira profissional no interior, mais especificamente em Lavras, sul de Minas. Hoje a família já multiplicou, com quatro filhos e seis netos.

Em Lavras, trabalhou em clínicas, na UFLA, no Hospital Lúcia Helena e na Santa Casa de Misericórdia, onde foi coordenador do CTI e ainda integra o corpo clínico da instituição.

Dr. Adelino tem muitas histórias para contar, como quando salvou a vida de uma menina de apenas três anos, que tinha se afogado em uma piscina, ou nas tantas vezes que transportou pacientes no próprio carro.

Dr. Adelino também destaca o projeto pioneiro de “Angioplastia em Ponte de Safena”, apresentado no Congresso Brasileiro de Curitiba, em 1981. Aliás, a continuidade nos estudos e pesquisas é algo que ele valoriza e aconselha para os futuros médicos, juntamente com outros princípios e valores:  “estudo para adquirir capacidade, honestidade e transparência para dignificar a profissão e humildade para nunca deixar de crescer e evoluir como médico e ser humano.”

Dr. Adelino de Melo Freire é médico da casa. Da Santa Casa!

Contato Dr. Adelino de Melo Freire

Clínica São Lucas Empresarial