Cardiologia é a especialidade da medicina responsável por cuidar do coração e do sistema circulatório (veias, artérias, vasos sanguíneos). Todas as doenças que afetam estas partes do nosso organismo são tratadas pelo médico cardiologista.
Entre as principais doenças que afetam o coração estão:
– Arteriosclerose: é o endurecimento e estreitamento das artérias que transportam oxigênio e nutrientes do coração para o resto do corpo. A causa é o acúmulo de gordura saturada, colesterol e outras substâncias. O fluxo de sangue fica prejudicado, provocando dores no peito, fadiga e fraqueza muscular. Essa patologia é mais associada ao envelhecimento, uma vez que a gordura acumula progressivamente. São considerados fatores de risco o histórico familiar, colesterol alto, hipertensão e diabetes.
– Angina: é uma forte dor no peito sempre que se exige mais do coração — esforços físicos, emoções fortes ou baixas temperaturas. É uma doença pode indicar a presença de outros problemas cardíacos mais graves e, por isso, deve ser tratada com atenção.
– Infarto: é uma das doenças do coração mais comuns e fatais. Trata-se de um ataque cardíaco, no qual o fluxo de sangue no músculo cardíaco (miocárdio) é interrompido por um período prolongado, danificando-o ou causando a morte do tecido.
– Insuficiência cardíaca: é uma das doenças mais comuns e mais graves, uma vez que o coração não consegue bombear o sangue rico em oxigênio de maneira suficiente para o organismo. Com o tempo, surgem sintomas como dificuldade para respirar, fadiga, fraqueza, inchaços, palpitações, entre outros.
-Arritmia: consiste em uma sensação de batimentos cardíacos acelerados, mesmo que eles estejam anormais ou não. A pessoa sente desconforto, mal-estar, fadiga, palpitações e até dificuldade para respirar.
A maior parte dessas doenças pode ser tratada ou evitada consultando-se o médico cardiologista frequentemente, realizando exames e adotando hábitos saudáveis de vida. Tomar estas atitudes garante a saúde do coração e uma vida mais plena.